terça-feira, 23 de novembro de 2010

Em Busca da Dignidade...


Essa História é real e vivenciada por mim na estação de transbordo do Iguatemi.
   Em meio a correria do dia a dia saio do trabalho, me dirijo ao transbordo as
22:40 e lá encontro amigos que desenvolvem um belo papo e lá ja estar a caminhar a protagonista dessa história.Enquanto o onibus de ambos não chegam o papo fica cada vez mais alegre e é interrompido
diversas vezes por seres que ferem o retrato de nossa cidade.
A noite caminha enquanto os meus amigos se vão nas carroagens do segredo.
Caminha em minha direção a bela duquesa da dignidade...
E num retrato de interesse inicia uma conversa:
-Meu cinto ja está folgado!
E essa bermuda nem tem lugar de segurar.
Observo tal fato com tamanha transparencia e observação.
A senhora continua a contar seus fatos e inssere um desabafo:
-A vida é dificil viu.
Vou dormir na rodoviaria, as coisas não são faceis.
Respondi a ela que tudo se resolve e ninguem estás a sós.
Com o papo cada vez mais direto e sua vida sendo relatada
me apresentou um desejo de infancia no qual foi interronpido por seu
pai por achar que ela queria ser mais que as outras.
O desejo de Ler e escrever, fiquei imaginado como algo tão simples pode ser
tão importante na vida das pessoas, aquela mulher que não sabe nem ler seu nome
e que nem diferencia as horas, é o retrato de um pais sem extrutura para com o seu povo.
Me perguntando aonde poderia estudar, informei a ela que no bairro na qual reside que por ventura da vida
é o mesmo que o meu disse que existia escolas capazes de ensinar a ela o grande sonho de sua vida.
E por mais relatei que minha vo aprendeu a pouco tempo ler e escrever.
A figura da senhora foi se enchendo de esperança e quando o meu carro se aproximava ela suspirou:
minha vida é dificil.
Disse a ela mais pelo menos a senhora tem DIGNIDADE e a mesma me perguntou o que é dignidade?
Com o ar de surpresa fiquei muito emocionado com tal pergunta...
E a respondi: é fazer as coisas da maneira certa sem ferir os outros e agindo do modo mais humilde.
O que me faz contar esse fato não é a história propriamente dita, mais a emoção de vivenciar um fator
tão honesto.
O sorriso dela quando fui embora e tirei a duvida dela valeu por mil palavras.
Ser digno é viver o real e não diferer as pessoas por classe social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário